quarta-feira, 28 de junho de 2017

REGGAE - CULTURA BRASILEIRA E MARANHENSE


O REGGAE, DA JAMAICA AO MARANHÃO: PRESENÇA E EVOLUÇÃO

JAMAICA - ORIGEM E IDENTIDADE O reggae saiu de uma ilha de proporções medianas e ganhou visibilidade e representações na cultura mundial. É um gênero musical de origem jamaicana resultante da mistura de ritmos africanos, indígenas e europeus misturados desde a colonização da Jamaica. Descoberta por Cristovão Colombo em 1494, esta ficou sob o domínio espanhol por mais de um século, até 1660 sendo mais tarde tomada por piratas ingleses. Na condição de colônia, recebeu uma grande quantidade de negros da África Ocidental para suprir a carência de mão-de-obra extinta com a intensa política de exploração e extermínio do sistema colonial para realização de atividades compulsória no Novo Mundo. Lá o tráfico de escravos foi abolido mais cedo e em 1962 conseguiu libertar-se oficialmente do domínio inglês. Atualmente é uma famosa ilha caribenha, sua forma de governo é a monarquia constitucional, e o chefe de Estado é um monarca, a Rainha Isabel II. Mesmo assim as tradições desses povos foram mantidas, como a prática religiosa, dança e a música, elementos emblemáticos desse povo e que estão intimamente ligados dentro da cultura jamaicana, representados no Rastafarismo e no Reggae Music, duas expressões subjetivas que marcam a identidade desse local. Passando por diversos estilos, desde o seu surgimento, o reggae pôde experimentar novas perspectivas musicais e instrumentais trazidas pelos colonizadores da região e adaptá-las à sua realidade social e histórica. Assim sendo, suas letras são compostas numa língua mista, o crioulo jamaicano, resultado de encontros múltiplos que se deram ao longo da história do lugar, uma marca de hibridismo cultural. Situada no miolo da América Central, a ilha podia captar, via rádio, sons que eram produzidos por negros de algumas cidades norte-americanas, como Nova Orleans e Miami.

REFLEXOS DO REGGAE EM TERRAS BRASILEIRAS “JAMAICA BRASILEIRA”

A popularidade do reggae expandiu-se bastante desde o seu surgimento e foi revivido em vários países, inclusive no Brasil. Aproximadamente na década de 60 foi identificado algo próximo ao estilo, uma tradução do Ska na época da Jovem Guarda com Renato e seus Blue Caps e Wanderléia; nos anos 80 o grupo Os Paralamas do Sucesso começa a divulgar mais o ritmo, e na década de 90 surgem outras bandas. O reggae é tocado hoje, de norte a sul do país, e cada lugar se identificou de forma diferenciada, como é o caso de São Luis, que há mais de 30 anos acolheu o ritmo jamaicano.

Para o Maranhão, o reggae trouxe uma semelhança rítmica com uma das maiores e mais antiga expressões da cultura popular local, o Bumba-meu-Boi, uma síntese das culturas africanas, indígenas e européias. É difícil e contraditório definir exatamente quando e como esse ritmo veio parar no maranhão e o porquê de tamanha identificação. Segundo Ademar Danilo, atual apresentador do programa de televisão África Brasil Caribe, a origem do reggae no Maranhão é de uma origem não comprovada, não há ninguém, não há nenhuma pesquisa que indique a data da chegada do reggae no estado; são vários fatores que contribuíram para que ele chegasse até aqui e pra São Luis ser conhecida como Jamaica Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário