OS
PILARES DA EDUCAÇÃO SÃO QUATRO
Só escola. 10 De Agosto De 2018.
Os pilares da educação são quatro, e os saberes e competências a
se adquirir são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não
podem, no entanto, dissociar-se por estarem imbricadas, constituindo interação
com o fim único de uma formação holística do indivíduo.
Jacques Delors (1998) aponta como
principal conseqüência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma
aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são,
concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada.
Os
pilares da educação são quatro
A seguir, é apresentada uma
síntese dos quatro pilares para a educação no século XXI.
Aprender a conhecer – É necessário tornar
prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o
conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo
e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É
preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
Aprender a fazer – Não basta preparar-se com
cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam
as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de
emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de
humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao
trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de
risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer
envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
Aprender a conviver – No mundo atual, este é um
importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os
outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a
administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço
comum.
Aprender a ser – É importante desenvolver
sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento
autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral
da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não
negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
Com base nessa visão dos quatro
pilares do conhecimento, pode-se prever grandes conseqüências na educação. O
ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem
sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar
a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses
e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente
competente.
Uma educação fundamentada nos
quatro pilares acima elencados sugere alguns procedimentos didáticos que lhe
seja condizente, como:
·
Relacionar
o tema com a experiência do estudante e de outros personagens do contexto
social;
·
Desenvolver
a pedagogia da pergunta (Paulo Freire e Antonio Faundez, Por uma Pedagogia da
Pergunta, Editora Paz e Terra, 1985);
·
Proporcionar
uma relação dialógica com o estudante;
·
Envolver
o estudante num processo que conduz a resultados, conclusões ou compromissos
com a prática;
·
Oferecer
um processo de auto-aprendizagem e co-responsabilidade no processo de
aprendizagem;
·
Utilizar
o jogo pedagógico com o princípio de construir o texto.
Conclusão
Presenciamos um momento muito
importante em nosso país, o da demanda por educação, que, ao crescer, faz com
que sociedade e instituições, em uníssono, movimentem-se no atendimento a essa
urgência nacional. Essa é uma tarefa importante e é isso que se espera que o
Brasil faça. Temos materiais e idéias. É preciso pôr em prática todos os
estudos e projetos para a modernização da educação.
Para mudar nossa história e lograr
conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio
crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão
crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história,
cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e
solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da
educação.
Sugestão
de leituras
DELORS, Jacques (Coord.). Os
quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir.
São Paulo: Cortezo. p. 89-102.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ,
Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1985.
Os
pilares da educação são quatro
Os pilares da educação são quatro
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