terça-feira, 15 de agosto de 2017

PROJETO SEMANA DA PÁTRIA

“CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS POR UM MUNDO MELHOR”.
NO DIA 07 PINTE O SETE.

IDENTIFICAÇÃO: 
TEMA: SEMANA DA PÁTRIA. “CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS POR UM MUNDO MELHOR”.
TÍTULO: NO DIA 07 PINTE O SETE.
TEMPO PREVISTO: 02 SEMANAS.
MÊS DE APLICABILIDADE: DIAS 01 A 06 DE SETEMBRO DE 2017.

OBJETIVOS
Geral: Despertar o sentimento de patriotismo apesar de grandes obstáculos e dificuldades que assolam nosso país compreendendo o passado histórico e da significação da data sete de setembro.

Específicos
Þ     Valorizar e respeitar os símbolos nacionais.
Þ     Cantar em nossa Língua Portuguesa e em Libras o Hino Nacional, o Hino Maranhense, o Hino Caxiense e o Hino Escolar.
Þ     Conhecer o significado do que é Pátria, patriota e os nomes da pátria, do nosso estado, do nosso município e do patrono da nossa escola.
Þ     Conhecer as bandeiras e seu significado: Bandeira Nacional, Bandeira do Estado, Bandeira do Município e a Bandeira da Escola.
Þ     Identificar grandes vultos de nossa história incluindo o nosso patrono Antenor Gomes Viana Júnior.
Þ     Compreender, assimilar e aprender as normas, postura, posição correta de ouvir e atitudes de participação durante a execução dos hinos e dos símbolos da Pátria.
METODOLOGIA
Sugestões Gerais:
a)    Trabalhar o Hino Nacional com ilustração e significado das palavras desconhecidas.
b)    Confecção de murais, pinturas dos muros com grafites trabalhos dos alunos sobre a temática e mensagens de autoestima.
c)    Trabalhar os símbolos da pátria com pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
d)    Trabalhar os mapas: do Brasil, do Maranhão e de Caxias.
e)    Que tal utilizarmos camisas com frases: “EU AMO MINHA ESCOLA”, “EU AMO MINHA PÁTRIA”.
f)     Montagem de painéis em sala de aula.

Sugestões por anos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA (Gestão Pedagógica da SEMECT):

·         ENSINO FUNDAMENTAL
5º Ano – Montagem de um Álbum sobre a Independência do Brasil, contendo imagens e textos; Jogral.

6º Ano – Confecção criativa dos Símbolos Nacionais (pinturas, desenho, recorte e colagem); Uso de mapas para a localização do Brasil, montado em forma de quebra-cabeça; A moda de sete de setembro.

7º Ano – Linha do Tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais; Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico de forma artística com material de sucata e reciclado.

8º e 9º Anos – Montagem e exibição de pequenos vídeos sobre a Independência do Brasil e o momento atual, numa perspectiva crítica; Vídeo sobre Caxias, antes e agora, considerando os diversos aspectos.

·         EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
1º Segmento - 1ª e 2ª Etapas – Concurso e apresentação de poesia; Seleção de canções patrióticas e populares para apresentação de Coral; Pequena dramatização; Confecção de escultura de barro sobre a Independência do Brasil.

2º Segmento - 3ª e 4ª Etapas – Pesquisa sobre a biografia das pessoas importantes da Independência do Brasil e nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, e fixar no Mural “Vultos da História do Brasil e Pessoas Importantes”; Caracterizar essa personalidade; Realizar uma apresentação contextualizada: desfile, musical, dramatização com passarela/palco, fundo musical e cenário.


REFERÊNCIAS
Cartografias invisíveis: saberes e sentires de Caxias. Academia Caxiense de Letras (ACL).
Caxias das Aldeias Altas. Milson Coutinho.
Dicionário Histórico e Geográfico do Maranhão.
Entre a Tradição e a Modernidade a Belle Époque. Jordania Maria Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário