“CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS POR UM MUNDO MELHOR”.
NO DIA 07 PINTE O SETE.
IDENTIFICAÇÃO:
TEMA: SEMANA DA PÁTRIA. “CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS POR UM MUNDO
MELHOR”.
TÍTULO: NO DIA 07 PINTE O SETE.
TEMPO PREVISTO: 02 SEMANAS.
MÊS DE APLICABILIDADE: DIAS 01 A 06 DE SETEMBRO DE 2017.
OBJETIVOS
Geral: Despertar o sentimento de
patriotismo apesar de grandes obstáculos e dificuldades que assolam nosso país
compreendendo o passado histórico e da significação da data sete de setembro.
Específicos
Þ Valorizar
e respeitar os símbolos nacionais.
Þ Cantar
em nossa Língua Portuguesa e em Libras o Hino Nacional, o Hino Maranhense, o
Hino Caxiense e o Hino Escolar.
Þ Conhecer
o significado do que é Pátria, patriota e os nomes da pátria, do nosso estado,
do nosso município e do patrono da nossa escola.
Þ Conhecer
as bandeiras e seu significado: Bandeira Nacional, Bandeira do Estado, Bandeira
do Município e a Bandeira da Escola.
Þ Identificar
grandes vultos de nossa história incluindo o nosso patrono Antenor Gomes Viana
Júnior.
Þ Compreender,
assimilar e aprender as normas, postura, posição correta de ouvir e atitudes de
participação durante a execução dos hinos e dos símbolos da Pátria.
METODOLOGIA
Sugestões
Gerais:
a)
Trabalhar o Hino
Nacional com ilustração e significado das palavras desconhecidas.
b)
Confecção de murais,
pinturas dos muros com grafites trabalhos dos alunos sobre a temática e
mensagens de autoestima.
c)
Trabalhar os símbolos
da pátria com pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
d)
Trabalhar os mapas:
do Brasil, do Maranhão e de Caxias.
e)
Que tal utilizarmos
camisas com frases: “EU AMO MINHA ESCOLA”, “EU AMO MINHA PÁTRIA”.
f)
Montagem de painéis
em sala de aula.
Sugestões
por anos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA (Gestão
Pedagógica da SEMECT):
·
ENSINO FUNDAMENTAL
5º Ano
– Montagem de um Álbum sobre a Independência do
Brasil, contendo imagens e textos; Jogral.
6º Ano
– Confecção criativa dos Símbolos Nacionais (pinturas,
desenho, recorte e colagem); Uso de mapas para a localização do Brasil, montado
em forma de quebra-cabeça; A moda de sete de setembro.
7º Ano
– Linha do Tempo do Descobrimento à Independência, da
Independência aos dias atuais; Cartazes de fatos da época alusivos ao fato
histórico de forma artística com material de sucata e reciclado.
8º e
9º Anos – Montagem e exibição de pequenos
vídeos sobre a Independência do Brasil e o momento atual, numa perspectiva
crítica; Vídeo sobre Caxias, antes e agora, considerando os diversos aspectos.
·
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
1º Segmento - 1ª e 2ª Etapas – Concurso e apresentação de poesia; Seleção de
canções patrióticas e populares para apresentação de Coral; Pequena
dramatização; Confecção de escultura de barro sobre a Independência do Brasil.
2º Segmento - 3ª e 4ª Etapas – Pesquisa sobre a biografia das pessoas importantes
da Independência do Brasil e nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil
com seu trabalho, seja no esporte, artes, e fixar no Mural “Vultos da História
do Brasil e Pessoas Importantes”; Caracterizar essa personalidade; Realizar uma
apresentação contextualizada: desfile, musical, dramatização com
passarela/palco, fundo musical e cenário.
REFERÊNCIAS
Cartografias
invisíveis: saberes e sentires de Caxias. Academia Caxiense de Letras (ACL).
Caxias
das Aldeias Altas. Milson Coutinho.
Dicionário
Histórico e Geográfico do Maranhão.
Entre
a Tradição e a Modernidade a Belle Époque. Jordania Maria Pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário