terça-feira, 7 de novembro de 2017

BIOGRAFIA DE ASSIS BRASIL


                                                                
    ASSIS BRASIL
           BIOGRAFIA


Conheça quem é ASSIS BRASIL.

FRANCISCO DE ASSIS ALMEIDA BRASIL, escritor piauiense que assina suas obras com o nome ASSIS BRASIL. No ano de 2004, ASSIS BRASIL é candidato ao importante Prêmio Machado de Assis, apoiado pelo escritor e cronista CARLOS HEITOR CONY. Como muitas pessoas nos visitam procurando dados sobre ele, apresentamos uma breve descrição de seu trabalho que poderá servir como base para uma primeira pesquisa.
O nome de ASSIS BRASIL, por ele adotado desde sua juventude, não é seu sobrenome familiar. Mas, mesmo não pertencendo o escritor à família Assis Brasil, a origem do uso desse nome tem origem na genealogia dessa família. O pai de Francisco de Assis, de sobrenome Almeida, foi um grande admirador das posições políticas e da obra do estadista e diplomata gaúcho JOAQUIM FRANCISCO DE ASSIS BRASIL. Assim, ao nascer seu primeiro filho, chamou-o de Francisco de Assis, deu-lhe por sobrenome o Almeida de sua família e também o Brasil, palavra que incluiu como sobrenome, em homenagem a Joaquim Francisco, acima citado. Sabedor dessa admiração de seu pai, Francisco de Assis passou a assinar todas suas obras com o nome ASSIS BRASIL, com o qual é identificado no Brasil e exterior.
Apesar de algumas pessoas confundirem o romancista gaúcho LUIZ ANTÔNIO DE ASSIS BRASIL e FRANCISCO DE ASSIS ALMEIDA BRASIL, devemos esclarecer que o escritor piauiense sempre assinou suas obras apenas como ASSIS BRASIL, enquanto o escritor gaúcho sempre usou seu nome completo.

SÍNTESE BIBLIOGRÁFICA

Francisco de ASSIS Almeida BRASIL nasceu no dia 18 de fevereiro de 1932 em Parnaíba, Piauí, cidade onde existe uma fundação cultural com o seu nome. É romancista, cronista, crítico literário e jornalista. Como crítico literário, atuou intensamente na imprensa brasileira, especialmente no Jornal do Brasil, Diário de Notícias, Correio da Manhã e O Globo e na revista O Cruzeiro, Enciclopédia Bloch e Revista do Livro. Ele é o membro número 36 da Academia Parnaibana de Letras. Embora ainda não faça parte da Academia Brasileira de Letras, existe uma forte movimentação neste sentido.
Recuando a carreira artística, Assis Brasil começou com teatrinho organizado por sua mãe em Parnaíba. Era uma espécie de vaudeville musicado e falado. A representação ficava a cargo de alguns garotos da cidade, revertendo o valor das entradas em benefício da igreja local. A mãe tocava piano e declamava, e ASSIS BRASIL, num trio fazendo o papel de engraxate, cantava e dançava, aos dez anos de idade.
Desde menino foi-se habituando à música, aos livros, sendo um mau aluno no colégio, mas um bom leitor. Enjoados do teatro, os meninos resolveram montar um circo no quintal da casa de ASSIS BRASIL, com palhaços e trapezistas e entrada paga. A mãe não se meteu, mas o pai, também dado às leituras, gostava de longe. Os primeiros estudos primário e parte do secundário, foram feitos no então Instituto São Luiz Gonzaga do professor José Rodrigues.
Tem mais de 100 obras publicadas, entre elas Beira Rio Beira Vida, 1965; A Filha do Meio Quilo, 1966; O Salto do Cavalo Cobridor e Pacamão (Tetralogia Piauiense); Os que Bebem como os Cães (Ciclo do Terror); Nassau, Sangue e Amor nos Trópicos, Jovita e Tiradentes (romances históricos). Mais abaixo, apresentamos a sua bibliografia completa.
O escritor, sempre um trabalhador intelectual, escreve para inúmeros outros jornais do país. Na época da maior repressão do regime militar, entre 1967 e1968, lecionava Técnica de Jornal na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalhava como copidesque no jornal Tribuna da Imprensa. Tanto a universidade quanto o jornal eram sistematicamente invadidos pela polícia e pelo DOPS. Um dos temas de aula de ASSIS BRASIL, então, do ponto de vista político, foi o assassinato do estudante Edson Luís Souto no Calabouço. Também à época, em 1968, ASSIS BRASIL vendia livros na Feira do Livro da Cinelândia, tendo já publicado os três primeiros romances de sua Tetralogia Piauiense.
O escritor é casado com ANITA RODRIGUES DE ALMEIDA BRASIL.

COMPILAÇÃO: PROF. PAULO DAVID.




Nenhum comentário:

Postar um comentário